Você conhece a história do transplante de medula óssea? Como a cirurgia é feita? O oncologista e hematologista Ricardo Chiattone conta!

A medula óssea é o que popularmente conhecemos como tutano, o sangue que fica dentro do osso. A doação de medula óssea é um processo rápido e indolor que pode salvar vidas! Mas você sabe como surgiu a cirurgia? O médico conta que a ideia do transplante de medula óssea surgiu após o bombardeamento das cidades de Hiroshima e Nagasaki em 1945. Muitas pessoas estavam feridas e suas medulas paravam de produzir sangue, então o transplante se tornou a chave.

Durante 20 anos houveram poucos transplantes sem sucesso e isso trouxe bastante pessimismo a prática. Até que estudos sobre compatibilidade permitiram que a cirurgia de transplante de medula óssea tivesse sucesso máximo e evoluísse. No vídeo veremos como essa evolução ocorreu e quais os benefícios que a cirurgia tem trazido pra humanidade, além de como a cirurgia é feita. Ricardo explica como é feito o procedimento de doação da medula óssea até o transplante, além de tirar as principais dúvidas.

Americas Serviços Médicos

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *