Você sabe o que é a Encefalopatia Traumática Crônica? O coordenador do núcleo de neurologia e neurociência do hospital Samaritano, Ricardo Anghinah, explica que bater a cabeça é sim motivo de preocupação.

Quem nunca sofreu algum tipo de pancada ou batida na cabeça? A dor é grande, mas nem sempre damos a devida importância, a encefalopatia ocorre em decorrência disso. Algumas profissões e esportes podem trazer grande risco de sofrer algum tipo de lesão cerebral por causa de batidas na cabeça. Felizmente, os avanços tecnológicos da medicina estão trabalhando para prevenir esse tipo de trauma recorrente.

Ricardo conta o caso do ex-capitão da seleção brasileira, o jogador de futebol Hilderaldo Luís Bellini, que foi diagnosticado erroneamente com mal de Alzheimer. Após a morte de Bellini em 2014, seu cérebro foi doado para estudo e Ricardo participou da pesquisa. O médico conta que na realidade o jogador sofreu de encefalopatia traumática crônica em decorrência das pancadas que levou durante a carreira futebolística e que o estudo em seu cérebro está ajudando a criar uma nova metodologia de prevenção ao trauma no futebol.

Americas Serviços Médicos

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *