Você conhece a medicina paliativa e seus benefícios? O médico paliativista Alze Tavares explica o que é o paliativismo e como ele pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Saber que a doença não tem cura é tudo que o paciente não deseja ouvir. O paliativismo busca tratar pacientes incuráveis e até mesmo terminais, com humanidade para que seus sintomas não piorem e sua qualidade de vida seja elevada ao máximo. Como isso é possível? Alze fala a respeito de como o tratamento paliativo oferece ao paciente suporte e sua família, suporte físico e emocional durante todo o período da doença. Estudos pelo mundo inteiro vem aperfeiçoando o tratamento paliativo e disseminando a cultura paliativa para que atinja os pacientes e incentive a busca por esse tipo de tratamento.

O médico deixa claro que apesar da cultura popular acreditar que os tratamentos paliativos antecipam a morte do paciente, a realidade é que indiferente do diagnóstico ou prognóstico, o tratamento paliativo comprovadamente previne e trata o sofrimento, otimizando a qualidade de vida. Nem sempre o médico responsável pelo tratamento da doença tem a capacidade de dar apoio ao seu paciente como o médico paliativo é capaz, é necessário um acompanhamento paliativo para que o paciente esteja consciente de suas escolhas de acordo com o que é melhor para sua qualidade de vida, sem desistir do futuro.

Americas Serviços Médicos

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *