A mente pode adoecer o corpo? A cirurgiã geral e coloproctologista Helly Angela Aguida mostra a relação da mente, corpo e doença através de sua experiência pessoal como médica para com os pacientes.

Sabe aquela dor de cabeça quando o trabalho está puxado? Ou a dor de barriga em véspera de prova? Até mesmo a piora de uma doença quando a pessoa entra em um quadro de depressão? São provas da ligação entre mente, corpo e doença. Por vezes nosso psicológica cria reações físicas. “Mente é mais do que cérebro, corpo é mais do que organismo e adoecer é mais do sofrer” – a médica conta como nosso corpo reage com o psicológico quando estamos doentes e como criamos patologias de acordo com nossos sentimentos.

Nos tempos antigos há registros de tratamentos mais abrangentes. Diferente de hoje, além de consultas e medicação, havia uma preocupação com o lazer, com a alimentação, com o estilo de vida que a pessoa doente levava. Helly exemplifica a importância mantermos hábitos e pensamentos saudáveis para relação mente e corpo não gerar adoecimento, assim como não piorar um quadro já existente. Através de imagens, no vídeo veremos a relação do cérebro com os diversos sistemas reguladores do corpo a partir de nossos pensamentos e emoções.

Americas Serviços Médicos

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *